COMO FAZER UMA EMPRESA CRESCER EM MENOS TEMPO?

Confira algumas dicas valiosas!

  • sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
  • Publicado por CONDUX
  • Empresarial
COMO FAZER UMA EMPRESA CRESCER EM MENOS TEMPO?

Qual o empreendedor que não deseja crescer, expandir seus horizontes, conquistar novos mercados? E quanto mais rápido, melhor! Sabemos que não existe uma receita para isso, mas existem estratégias que poderão ajudá-lo.

Sem esforço e força de vontade não se consegue nada — essa é a primeira recomendação. Caso você esteja realmente determinado a desenvolver-se, certas posturas podem fazer um grande diferencial. Saiba como fazer uma empresa crescer em pouco tempo!

Criação de uma rede de parceiros

Ninguém cresce sozinho e as pessoas precisam umas das outras. Da mesma forma, no mundo dos negócios, existe a necessidade de firmar parcerias dentro e fora da empresa. No âmbito interno, é preciso criar uma rede colaborativa que envolva os gestores e os funcionários. A união faz a força e se todos trabalharem com objetivos comuns, a tendência é crescer. Daí a necessidade de alinhar sua equipe e estimulá-la a trabalhar em conjunto, entendendo que a empresa precisa de todos para se desenvolver e que, crescendo a empresa, os funcionários crescem também.

Em relação ao âmbito externo, devem se considerar parceiros os clientes (que compram os produtos e divulgam a empresa), os fornecedores (sem os quais não haveria o que vender) e até outros empresários — mesmo os concorrentes. Por exemplo, se os restaurantes de uma região se unirem, a possibilidade de que cada um cresça será maior do que se ficarem se encarando como rivais, que precisam derrubar um ao outro para ter espaço.

Investimento em marketing

Sem divulgação, o processo de crescimento é mais lento, pode apostar.

Existem muitas formas de investir em marketing e nem sempre é preciso gastar muito. A internet oferece diversas opções para isso — algumas gratuitas! Invista nas redes sociais, publique conteúdos atraentes e atualizados, trabalhe com imagens e sons. Enfim, aproveite todas as oportunidades para tornar sua empresa conhecida.

Adoção de um sistema automatizado de gestão

Os softwares são importantes aliados na conquista de novos horizontes. Eles são a síntese da modernidade e do futuro.

Entre as vantagens que proporcionam, estão:

  • Mais velocidade nos processos;
  • Redução das falhas (e, consequentemente, dos custos que elas provocam);
  • Melhor controle dos processos e atividades;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria da qualidade do produto, do atendimento e do trabalho dos funcionários;
  • Otimização do fluxo de informações (informações e dados são essenciais no mundo dos negócios);
  • Customização (personalização do sistema às necessidades de seu negócio).

Treinamento adequado dos funcionários

Como as coisas mudam rapidamente e o conhecimento se renova dia a dia, é necessário capacitar periodicamente os funcionários de sua empresa. Com profissionais mais qualificados, as chances de crescer são maiores.

Eles vão atender melhor, executar atividades com mais eficiência, utilizar mais sabiamente os recursos da empresa (inclusive a tecnologia), aprenderão e desenvolverão estratégias mais avançadas de venda e trabalharão com mais afinco.

Lembre-se de que é preciso capacitar os gestores também: eles precisam se atualizar e conhecer melhor as técnicas administrativas e tendências do mercado.

Interpretação correta do mercado

Estude sempre o mercado, suas tendências, as preferências do consumidor, as ofertas da concorrência. Enfim, esteja seguro do caminho que está trilhando e seja capaz de visualizar o amanhã. O empreendedor que não faz projeções corre mais riscos de perder tudo.

Talvez seja o momento de fazer alguns ajustes, colocar novos produtos ou, talvez, você chegue à conclusão de que ainda não é o momento certo de fazer determinado investimento ou mudança e o ideal é esperar um pouco mais.

O que você tem feito para a sua empresa crescer? Gostou de nossas dicas sobre como fazer uma empresa crescer? Está conseguindo bons resultados? Faça um comentário e conte para nós suas experiências!

 

Fonte: Blog Alterdata