EXTRATO DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Devo enviar para a contabilidade?

  • terça-feira, 25 de julho de 2017
  • Publicado por CONDUX
  • IRPF
EXTRATO DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Devo enviar para a contabilidade?

As aplicações financeiras são acrescidas de rendimentos a cada mês, esses rendimentos são receitas financeiras tributadas. O extrato é o documento no qual a contabilidade verifica essa rentabilidade das aplicações financeiras.

Além disso, as instituições financeiras realizam a retenção na fonte do imposto de renda sobre os rendimentos e esse valor retido pode ser deduzido do imposto de renda a pagar do período de apuração. A informação de quanto foi retido de imposto de renda também está no extrato.

Há casos em que são feitas aplicações automáticas vinculadas às contas correntes. Nesses casos os valores dos resgates e das aplicações bem como dos rendimentos e tributos estão disponíveis somente no extrato consolidado. Esse tipo de extrato pode não estar disponível pela internet, porém, em geral, eles são impressos e enviados pelos bancos mensalmente.

Caso os extratos não sejam enviados mensalmente a contabilidade terá que oferecer a tributação quando o mesmo chegar, o que acarretará multa e juros sobre o valor original a ser pago.

Sempre que tiver dúvidas entre em contato!

 

Condux Consultoria