Passo a passo da abertura de empresa para médicos
Confira como fazer a abertura de empresa e se formalizar como médico em nosso passo a passo
Você é médico e quer fazer a abertura de empresa, seja para atuar como pessoa jurídica, seja para montar uma clínica ou consultório? Então, este artigo é para você.
Aqui, você vai aprender o passo a passo completo para realizar a abertura de empresa para médicos. Além disso, você vai conhecer as vantagens de abrir uma empresa médica. Vamos lá?
Por que fazer a abertura de empresa médica?
Abrir uma empresa médica pode trazer diversos benefícios para você, tanto do ponto de vista profissional quanto financeiro. Os principais são:
- Redução da carga tributária;
- Emissão de notas fiscais;
- Formalização dos rendimentos;
- Autonomia e flexibilidade.
Passo a passo da abertura de empresa médica
A seguir, você verá como fazer a abertura de empresa para médicos:
1. Escolha o modelo societário
O primeiro passo para abrir uma empresa médica é escolher o modelo societário mais adequado para o seu caso. Os mais comuns são:
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): é um tipo de empresa que pode ser aberta por uma única pessoa, sem a necessidade de ter sócios. A principal vantagem da SLU é que o patrimônio pessoal do proprietário fica protegido em caso de dívidas da empresa;
- Sociedade Empresária Limitada (LTDA): é o modelo em que os sócios podem ser médicos ou não, e respondem, limitadamente, pelas obrigações da empresa, de acordo com o capital social;
- Sociedade Simples Pura: é o modelo em que os sócios são todos médicos e respondem ilimitadamente pelas obrigações da empresa.
A escolha do modelo societário depende de vários fatores, como o número de sócios, o tipo de atividade, o faturamento, o planejamento tributário e a proteção patrimonial.
Por isso, é recomendável contar com a ajuda de um contador especializado, para tomar a melhor decisão.
2. Defina o regime tributário
O segundo passo para abrir uma empresa médica é definir o regime tributário mais vantajoso para o seu caso. Existem, basicamente, três opções:
- Simples Nacional: é o regime tributário simplificado e unificado, que reúne oito impostos em uma única guia de pagamento;
- Lucro Presumido: é o regime em que o lucro da empresa é presumido com base em uma margem de lucro fixa, definida pela legislação. É indicado para empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões e que tenham uma margem de lucro superior à presumida;
- Lucro Real: é o regime em que o lucro da empresa é apurado com base na contabilidade, considerando as receitas e as despesas efetivas. É indicado para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões, ou que sejam obrigadas a optar por esse regime.
A escolha depende de acordo com uma série de critérios, como projeção de faturamento e despesas. Por isso, é recomendável contar com a ajuda de um contador especializado para tomar a melhor decisão.
3. Elabore o contrato social
O terceiro passo para abrir uma empresa médica é elaborar o contrato social, que é o documento que formaliza a constituição da empresa e define as regras de funcionamento, como o nome, capital, participação, responsabilidades e direito dos sócios.
Ele deve ser assinado por todos os sócios e por um advogado, com reconhecimento de firma em cartório. Em seguida, deve ser registrado no órgão competente, que pode ser o cartório de registro civil de pessoas jurídicas, ou a junta comercial.
4. Obtenha o CNPJ e as inscrições estadual e municipal
O próximo passo envolve o registro nos órgãos competentes. Obtenha seu CNPJ na Receita Federal e realize o registro na Junta Comercial do seu estado.
Médicos podem necessitar de autorizações específicas, dependendo da especialidade, então certifique-se de cumprir todos os requisitos legais.
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A abertura de empresa é um processo que é simples e complicado ao mesmo tempo. Seguir os passos deste artigo, faz com que você se prepare para iniciar o seu negócio como médico.
Contudo, é importante que você conte com a ajuda de um especialista para facilitar o processo. Assim, você não vai precisar ter dores de cabeça com a documentação e nem com o processo como um todo.
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