COMO FAZER A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA COM A CONDUX

  • quinta-feira, 17 de agosto de 2023
  • Publicado por CONDUX
  • Finanças
COMO FAZER A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA COM A CONDUX

Entender como fazer a gestão financeira de uma empresa é o que garante a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio, independentemente do tamanho ou segmento. Questões como identificação de custos fixos e variáveis, a análise de investimentos e a elaboração de orçamentos requer conhecimento técnico. Por isso, é bom contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade especializada para que a sua empresa sempre ande nos trilhos. A Condux é altamente eficaz em oferecer serviços de contabilidade que facilitam a vida dos empreendedores. Para saber mais, acompanhe a leitura!

Passo a passo da gestão financeira da sua empresa com a Condux

Entenda nos próximos tópicos os principais pontos a considerar para entender como fazer a gestão financeira de uma empresa. São questões bem relevantes para garantir a saúde do seu empreendimento. Confira!

Planejamento Financeiro

 O planejamento financeiro é o primeiro passo para fazer uma gestão financeira. É preciso:

            criar e gerenciar orçamentos;

     fazer previsões financeiras; e

     planejar para o futuro da empresa.

 

Ao se planejar financeiramente, você está criando um roteiro para o sucesso do negócio. Isso envolve identificar suas metas financeiras, determinar o fluxo de caixa e a lucratividade, além de se precaver para possíveis contingências.

 Dessa forma, podemos fazer ajustes conforme necessário para garantir que sua empresa cresça ao longo do tempo. 

Planejamento Tributário

 O planejamento tributário envolve a identificação e a redução de obrigações fiscais. É verdade que ninguém gosta de lidar com taxas, juros e impostos. Mas eles existem e não podemos ignorar essas questões.

 Assim, é possível acompanhar e gerenciar seus impostos de forma atualizada e de acordo com as normas vigentes.

 Consequentemente, é possível fazer deduções fiscais elegíveis, planejamento para pagamentos de impostos e preparação para auditorias fiscais.

 É bom estar sempre atualizado sobre alterações nas leis fiscais. Isso garante que a empresa esteja sempre em conformidade com as regulamentações mais recentes.

Organização de contas a pagar e a receber

 Para entender  como fazer a gestão financeira de uma empresa, a organização eficaz de contas a pagar e a receber é outra etapa que inclui o rastreamento e o gerenciamento de informações.

 É necessário garantir que todas as suas obrigações financeiras sejam atendidas no prazo. E os recebimentos precisam estar planejados com as respectivas datas. Afinal,  todos os pagamentos devem ser realizados até o vencimento.

 Isso não só melhora a eficiência financeira da sua empresa, mas também ajuda a manter um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores.

Controle do fluxo de caixa

 O controle do fluxo de caixa é outro componente da gestão financeira. Trata-se de uma prática que envolve o monitoramento e registro de todas as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa em um determinado período de tempo.

 O objetivo é ter uma visão clara e atualizada da situação financeira empresarial, o que permite tomar decisões estratégicas.

 Por conseguinte, o fluxo de caixa ajuda a identificar possíveis problemas financeiros, como falta de dinheiro para pagar contas e também a planejar investimentos e gastos futuros.

 Por que isso é importante? Uma gestão eficaz do fluxo de caixa pode ser a diferença entre o crescimento e a estagnação.

Identificação de custos fixos e variáveis

 Os custos fixos são aqueles que permanecem iguais, independentemente do volume de produção ou vendas, como aluguel e salários dos funcionários.

 Já os custos variáveis são aqueles que aumentam ou diminuem de acordo com o volume de produção ou vendas, como matéria-prima, comissões de vendas e frete.

 Você não sabe como identificar esses custos? Vamos resolver isso juntos. Ao identificar os custos fixos e variáveis, é possível ter uma visão mais precisa dos gastos da empresa.

 Por exemplo, se a empresa precisa reduzir custos, pode ser mais viável cortar gastos variáveis do que custos fixos.

Análise do Capital de Giro

 A análise do capital de giro é uma prática financeira que envolve o estudo da capacidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros de curto prazo. Ou seja, aqueles que vencem em cerca de um ano.

 O capital de giro é a diferença entre o ativo circulante (como contas a receber e estoque) e o passivo circulante (como contas a pagar).

 Mas fique tranquilo! Você não precisa entender essas denominações, porque fazemos essa parte para você.

 Tal análise é importante porque permite que o negócio avalie a capacidade de cumprir suas obrigações financeiras de modo a afastar problemas de liquidez.

Investimentos

 A avaliação de investimentos permite prever a viabilidade de projetos e decidir onde alocar os recursos financeiros da empresa. Sabemos que você deseja que a sua empresa sempre avance, não é mesmo?

 Para isso, é preciso investir e verificar diversos fatores, como: o retorno esperado do investimento, o risco envolvido, o prazo de retorno e a disponibilidade de recursos.

 Existem técnicas de análise de investimentos, cada uma com suas características específicas. Algumas delas são’:

            Payback: calcula o tempo necessário para que o investimento retorne o valor investido.

     Valor Presente Líquido (VPL): calcula o valor presente de todos os fluxos de caixa futuros do investimento, descontando-os a uma taxa de juros.

     Taxa Interna de Retorno (TIR): calcula a taxa de juros implícita no investimento.

 Além dessas, também pode haver a avaliação de fatores qualitativos, como a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e a análise de cenários.

Faça a gestão financeira da sua empresa com a Condux

 A Condux é a melhor solução para que você tenha uma gestão financeira de qualidade e alinhada aos objetivos do seu negócio! Entenda:

 

     Experiência e conhecimento: a Condux possui profissionais com vasta experiência no mercado e alta qualificação. 

     Redução de custos: ao terceirizar a gestão financeira da sua empresa para a Condux, você pode reduzir os custos com contratação e treinamento de funcionários especializados em finanças.

     Foco no core business: ao deixar a gestão financeira nas mãos da Condux, você pode se concentrar em outras áreas do seu negócio.

     Melhoria na gestão financeira: com a ajuda da Condux, é possível implementar todas melhores práticas de gestão financeira na sua empresa.

     Cumprimento das obrigações legais: a Condux vai garantir que a sua empresa cumpra todas as obrigações legais e fiscais.

 Agora você já sabe  como fazer a gestão financeira de uma empresa com a Condux! Fale agora mesmo com um de nossos consultores e tenha à disposição o melhor serviço contábil do mercado.

 Não deixe a gestão financeira ser uma pedra no seu caminho para o sucesso. Comece a utilizar nossos serviços de contabilidade hoje mesmo!

 Para obter mais informações e dicas, continue acompanhando as novidades assinando a newsletter da Condux clicando aqui!