condux-consultoria

Redução de impostos para médicos: saiba como economizar em 2024

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Reducao De Impostos Para Medicos Em 2024 - CONDUX CONSULTORIA

Redução de impostos para Médicos: Como pagar o menor imposto em 2024?

Neste artigo, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a tributação para os médicos em 2024, desde os requisitos até as melhores práticas para planejar e gerenciar seus impostos.

A reforma tributária aprovada em 2023 trouxe mudanças significativas para o setor de saúde, especialmente para os médicos que prestam serviços como pessoas jurídicas. 

Neste artigo, vamos explicar como ficou a tributação para as clínicas e laboratórios médicos, quais são os requisitos para obter o benefício de redução de base de cálculo e quais são as melhores práticas para planejar e gerenciar seus impostos, de maneira efetiva, em 2024.

Continue lendo e confira!

Caso queira ver assuntos relacionados, acesse estas postagens:

Como era a tributação para os médicos antes da reforma?

Antes da reforma tributária, as empresas médicas podiam optar por dois regimes de tributação: o Simples Nacional ou o Lucro Presumido. 

No Simples Nacional, a carga tributária variava de 6% a 30,5%, dependendo do faturamento e da faixa do anexo. 

No Lucro Presumido, a carga tributária era de 13,33% a 16,33%, considerando os impostos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRPJ) e o ISS municipal.

Como ficou a tributação para os médicos após a reforma?

Após a reforma tributária, os dois regimes anteriores foram substituídos por dois novos impostos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). 

O IBS é um imposto de competência estadual, que unifica o ICMS, o ISS e o IPI. 

O CBS é um imposto de competência federal, que unifica o PIS e a COFINS. Ambos os impostos têm uma alíquota padrão de 25%, que pode ser alterada por lei complementar.

No entanto, o setor de saúde foi contemplado com um regime diferenciado, que prevê uma redução de 60% sobre a alíquota padrão, tanto para o IBS, quanto para o CBS. 

Assim, a carga tributária para as empresas médicas passou a ser de 10%, o mesmo patamar que vigorava antes da reforma para o Lucro Presumido.

Para escolher o regime tributário mais adequado, é preciso fazer uma análise comparativa entre eles, considerando o faturamento, as despesas, as alíquotas, as obrigações acessórias, entre outros aspectos. 

É recomendável contar com a ajuda de um contador especializado para fazer essa escolha.

Quais são os requisitos para obter o benefício de redução de base de cálculo?

Para fazer uso do benefício de redução de base de cálculo para 10%, as empresas médicas devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Estarem enquadradas no regime de tributação do Lucro Presumido;
  • Terem o regime jurídico de sociedade empresária;
  • Exercerem atividades de serviços hospitalares;
  • Estarem de acordo com a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Quais são as melhores práticas para planejar e gerenciar seus impostos em 2024?

Para pagar o menor imposto possível em 2024, as empresas médicas devem seguir algumas boas práticas, tais como:

  • Definir o regime tributário mais adequado para suas atividades, considerando o faturamento, a margem de lucro, a estrutura societária e os custos operacionais.
  • Constituir uma pessoa jurídica para gestão de seus serviços médicos, evitando a tributação como pessoa física, que pode chegar a 27,5%.
  • Aproveitar as deduções permitidas pelas leis vigentes, como despesas com folha de pagamento, aluguel, água, luz, telefone, material de consumo, entre outras.
  • Reconhecer, judicialmente, os benefícios fiscais específicos para sua área, como a isenção de IRPJ e CSLL sobre as receitas decorrentes de exportação de serviços médicos.
  • Contratar uma assessoria contábil especializada em saúde, que possa orientar e auxiliar na elaboração e no cumprimento das obrigações tributárias.

A Condux pode te auxiliar!

A reforma tributária de 2023 trouxe uma nova realidade para os médicos que prestam serviços como pessoas jurídicas. 

Com a redução de base de cálculo para 10%, as empresas médicas podem pagar menos impostos do que antes, mas devem estar atentas aos requisitos e às obrigações que o novo regime impõe. 

Além disso, é importante planejar e gerenciar seus impostos, de forma eficiente, aproveitando as deduções e os benefícios fiscais disponíveis.

Para te auxiliar nesse processo, a CONDUX CONSULTORIA oferece uma equipe de profissionais certificados e qualificados, com o objetivo de te ajudar e resolver qualquer dúvida que apareça.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e reduza, significativamente, os impostos do seu consultório.

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
5 passos para avaliar e manter a saúde financeira do…
Cresta Posts Box by CP